quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

CASA PIA A.C. 2 FC CRATO 1




Clodoaldo, o mais recente reforço do FCC, cotou-se com uma exibição de alto nível.



















Excesso de "zelo" do sr Arbitro, provoca derrota do FCC.
Em jogo que ficará para as memórias do FCC, a equipa alinhou inicialmente com: Vitor Bernardes; Filipe Romão,Sergio Delgado, Clodoaldo e Maurizio; Moreno, Sousa,Claudemir e Victor Silva ; Everaldo e Abayian
Treinador: Antonio Figueiredo.
Entraram ainda: Pele, Cascavel e Teixeira.
Comentário:
Excelente partida de futebol disputada no Pina Manique em Lisboa, onde os "gansos" do Casa Pia, foram surpreendidos por um FC Crato ( agora já praticamente na sua máxima força) que praticou um bom futebol, pese o dominio mais consentido do que outra coisa dos donos da casa; a partir dos 20 minutos o FCC, começou a equilibrar a partida e nem as entradas violentas dos lisboetas, Anta sobre Filipe Romão e de Félix, sobre Claudemir, intimidaram os briosos rapazes de Antonio Figueiredo, os quais haveriam mesmo de chegar ao 0-1 aos 78' numa superior execução de Guido Abayian, após excelente jogada de Everaldo.
A partir daqui acabou-se o jogo e num autentico recital de mal arbitrar, não contente com a amostragem de cinco cartões amarelos a Maurizio (4'), Sousa (10'), Clodoaldo (33'), Claudemir (35') e Pele (65'), o árbitro ainda teve a "coragem" de aos 90' expulsar, o guarda redes Vitor Bernardes, num lance que começa numa falta não assinalada sobre o mesmo Vitor Bernardes e ainda por cima com a bola a ser disputada já no meio-campo contrário, voltar atras e marcar um livre indirecto dentro da área do Crato, do qual resultou o empate. Não querendo pôr em causa as leis do jogo,as quais até poderiam ser amplamente discutiveis neste lance, tenho para mim a certeza que o árbitro não se atreveria a decidir da mesma forma se o lance ocoresse em prejuízo dos donos da casa, até porque já demonstrara até então uma certa "alergia" aos jogadores do FCC...
Não satisfeito com isso ainda teve o "discernimento" para expulsar Guido Abayian e logo a seguir o treinador Antonio Figueiredo......
O público cratense, presente, estava incrédulo e visivelmente nervoso, acabando mesmo o ambiente vivido nas bancadas por não ser lá muito "católico"; mas a coisa não ficaria por aqui, pois o desplante vai ao ponto de deixar que os locais marcassem o 2-1, já com o FCC reduzido a nove jogadores, aos 102 minutos ( cento e dois...digo bem !!!!) .
Clodoaldo, estreou-se pelo FCC, fez uma belissima exibição e mostrou ser um grande reforço para o sector defensivo, permitindo o avanço de Claudemiro para o sector intermediário, onde esteve juntamente com Renato Sousa, em grande plano; destaque ainda para Sergio Delgado, muito bem na marcação ao ponta de lança adversário.
António Garcia foi o árbitro veio dos Açores ,mais própriamente de Angra do Heroísmo, para fazer uma arbitragem em que prejudicou severamente o FCC, usando um leque de critérios mais que....duvidosos !!...
Ainda em relação a este jogo,que foi apenas um jogo e disso não passou nem passará, mas que como já escrevi ficará para a história do FCC e como tudo na vida, na memória de uns, no esquecimento de outros, deixo esta "postagem" que na altura foi escrita por alguém habituado a sentar-se em muitos e muitos palcos de futebol, que eu garanto ser insuspeito e que na sua qualidade de neutro esteve nas bancadas do "Pina Manique" , palavras sentidas, que retrataram fielmente aquilo que lá se passou:
" os adeptos do Crato respeitaram todas as regras ocupando os lugares que lhes foram indicados na portaria de acesso. Os adeptos do Crato iam perfeitamente identificados com cachecóis e estavam quase todos juntos, sem nunca dirigirem palavras ofensivas a quem quer que fosse. Apenas dirigiram gritos de apoio aos seus jogadores e festejaram o golo (o único durante os 90 minutos, uma vez que os do Casa Pia foram obtidos para lá dos 90), factos perfeitamente aceitáveis entre as comitivas de adeptos!
Até ao golo do FCC ninguém do Casa Pia se manifestou contra a presença dos adeptos do Crato.
A vozearia contra a presença dos adeptos do Crato só começou depois do golo do FCC. Revelava-se o mau perder, falta de carácter desportivo, chamem-lhe o que quiserem, mas o que se passou revelou uma falha grave de comportamento por parte dos do Casa Pia.
Os apupos, que eram relativos, passaram à enésima potência quando o marcador se alterou a favor do Casa Pia. Os Casapianos vaiaram, então, os adeptos do Crato - atitude deplorável que se não recomenda!
Se eram só dois ou três - que não eram - o que fizeram os outros para impedir o destrambelho?
E os dirigentes do Casa Pia, onde estiveram ou o que fizeram para impedir a atitude indigna daqueles seus adeptos?
E os dirigentes do Casa Pia o que fizeram depois do jogo face aos seus pares do FCC - apresentaram algum pedido de desculpas ou demarcaram-se da atitude arruaceira daqueles seus adeptos?"
Nem todos sabem estar no futebol! Não se deve querer ganhar a todo o custo mesmo sem mérito ou ofendendo o adversário!

1 comentário:

  1. Agarra que é ladrão ! Foi o maior roubo que vi até hoje na história do futebol.

    ResponderEliminar